Crianças e Internet

Crianças e Internet
Imagem de Reprodução

quarta-feira, 15 de abril de 2015

A era das crianças On Demand

A cada dia nos deparamos com novos serviços virtuais, sejam eles em redes sociais ou até mesmo de acesso a vastos conteúdos como imagens, videos dentre outros. Uma das grandes novidades dos últimos anos, que fervilha são os Canais On Demand (Ou Sob Demanda, em português), como NetFlix, NOW (Net) e até mesmo as séries que serão lançadas em breve para o Youtube. Neles podemos encontrar filmes, séries, desenhos e até mesmo peças de teatro. É de conhecimento que pós eras VHS e DVD, esse sistema onde paga-se uma assinatura mensal para ter acesso ilimitado ao conteúdo decretou a morte das antigas locadoras de vídeo.


E acreditem caros leitores, muitos de vocês correrão para o Google para verificar o que eram as Locadoras de Vídeo, mas acredite elas eram bem populares no século passado e tiveram seus últimos suspiros na primeira década dos anos 2000. Mas qual o impacto da nova forma de se transmitir a informação aos "Demandespectadores"? Melhor dizendo como se comportam as crianças neste cenário?, que apenas com alguns botões, e acreditem fazem melhor e com uma facilidade de dar inveja a muito adulto, selecionam os desenhos que desejam assistir, na maioria das vezes até então com a inexistência de peças comerciais dentre um desenho e outro? Noutro dia, encontrei a publicação postada no Portal UOL onde o escritor, ilustrador e roteirista, Fábio Yabu que possui desenhos animados exibidos nas TVs de mais de 50 países, e seus livros publicados no Brasil e em Portugal, descreve os habito de sua Filha Luna, de apenas 4 anos e que nunca havia assistido TV que não fosse através de serviços streaming, nem mesmo a hoje mais acessível TV à Cabo.

Imagem da reprodução, "Peppa Pig" , você sabe como os desenhos animados influenciam na educação de seus filhos??



Para ler o texto escrito pelo Fabio Yabu, na integra, e descobrir como os desenhos e as peças publicitárias influenciam nossas crianças, siga o link: http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2014/12/25/opiniao-minha-filha-tem-4-anos-e-mal-sabe-o-que-e-globo-sbt-ou-discovery.htm

2 comentários:

  1. Nos dias de hoje, onde os pais deixam os filhos em frente a TV para fazerem outras atividades em casa, é difícil aceitar que na verdade estão tornando seus filhos consumistas e muitas vezes desviando a educação deles....

    ResponderExcluir
  2. Entre desenhos na TV ou sob demanda, prefiro que minha filha veja os sob demanda. No Netflix é possível configurar uma conta com perfil "Kids", na qual as opções visíveis para as crianças são apenas desenhos ou filmes infantis (e conforme postado, sem aquele excesso de propagandas de brinquedos a todo momento).

    ResponderExcluir